GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
10ª edição Brasil Offshore | "Brasil Offshore – A ...
(25/6/2019 - 28/6/2019)
Centro de Convenções Roberto Marinho, Macaé (RJ)
FGuaraná Comunicação Estratégica
Horário: terça a sexta-feira, das 14h às 21h

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Gasodutos - Novidades Tecnológicas
  Autor/Fonte: Ascom Tenaris/TN Petróleo
  Data: 02/10/2013

    Tenaris apresenta tubos de alta resistência para águas ultraprofundas


A Tenaris, empresa especializada em soluções tubulares para o mercado energético, apresentou na Rio Pipeline 2013 as suas principais linhas de produtos para o setor dutoviário. Desenvolvendo soluções para a exploração de petróleo em águas ultraprofundas, a empresa desenvolveu tubos com alta resistência ao colapso, com espessura reduzida, mais leves, possibilitando reduzir o peso da coluna de tubos presa ao barco de lançamento, facilitando a viabilidade técnica e econômica do duto, além de reduzir o custo e tempo dos projetos.

Um dos mais recentes projetos com participação da empresa é o primeiro Etanolduto brasileiro, que teve seu primeiro trecho inaugurado em agosto e para o qual foram fornecidos 209 km de tubos de 24 polegadas. A empresa está em fase de fabricação de mais 145 km de tubos de 20 polegadas, que serão aplicados na segunda etapa do projeto, ambas com aço Usiminas. Um dos diferenciais para essa segunda fase é que os tubos possuem 15 metros de comprimento, o que exige menos juntas em campo. Essa especificação reduziu significativamente os custos de instalação, criando um novo conceito de fornecimento que poderá ser aplicado nas fases seguintes.

Outro produto criado pela Tenaris, em parceria com a Usiminas, é o Aço X65 Sour Service, próprio para ambientes altamente corrosivos, e que já foi aprovado pela Petrobras, que também participou do desenvolvimento do projeto. Com esses investimentos, a empresa pretende atender às demandas por produtos com especificações técnicas cada vez mais rigorosas.

Para isso, a companhia anunciou investimentos de US$ 180 milhões em duas novas prensas para a fabricação de tubos, já instaladas na unidade produtiva de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Isto permitirá a produção de tubos com espessura até 1,575 polegadas, voltados para os desafios da exploração e produção offshore.

Fonte: Assessoria de Comunicação Tenaris/TN Petróleo, setembro/13

 


 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013