GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipam ...
(24/4/2018 - 28/4/2018)
São Paulo Expo Exhibition and Convention Center - Rod. dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions

 
 
22nd International Conference and Exhibition on P ...
(22/5/2018 - 24/5/2018)
Marriott Houston Westchase, Houston, TX USA
PennWell Corporation

 
 
27th World Gas Conference
(25/6/2018 - 29/6/2018)
Washington, D.C.
IGU - International Gas Union
The World Gas Conference is held every three years in the country holding the Presidency of the Inte ...

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNC - Artigos
  Autor/Fonte: Cupola Comunicação Integrada
  Data: 10/04/2015

    Compagas inicia operação da rede de gás da RMC em maio/15


Com um investimento superior a R$ 23 milhões, o projeto Nordeste Região Metropolitana de Curitiba entra em operação com ligação de uma indústria em Quatro Barras

A Compagas irá ligar o seu primeiro cliente à rede de distribuição construída no projeto Nordeste Região Metropolitana de Curitiba, trata-se de uma indústria instalada em Quatro Barras. Ligando os municípios de Colombo, Quatro Barras, Pinhais e Campina Grande do Sul, o projeto tem conclusão prevista para dezembro de 2015, mas a operação de parte dos 30 km de rede que já estão concluídos será iniciada em maio de 2015. O investimento da Compagas no projeto, superior a R$ 23 milhões, irá permitir, até o fim das obras, a execução de uma linha tronco e de ramais de distribuição de gás natural nas quatro cidades que somam 35 km.

Gás na RMC (Região Metropolitana de Curitiba)

Antes mesmo do início das obras, o gás natural já estava presente nos municípios contemplados pelo projeto Nordeste RMC através do sistema de gás natural comprimido (GNC). Nesta tecnologia, o gás natural é armazenado em conjuntos de cilindros por meio de compressores especiais, que são transportados até os pontos de consumo em carretas e/ou caminhões. Ao chegar ao local de consumo, o conjunto de cilindros é descarregado e conectado a uma estação de descompressão e regulagem, possibilitando, o consumo final. Tal processo é contínuo para garantir o fornecimento ininterrupto do gás natural. Em Colombo, quatro postos de combustível utilizam o sistema de GNC e comercializam o gás natural veicular (GNV), em Pinhais também há um posto de combustível com o GNV e em Quatro Barras a indústria têxtil Michel Thierry opera com o gás natural comprimido desde 2010.

Uma das principais vantagens do gás natural comprimido é a criação de novos mercados de consumo em localidades não atendidas por redes de distribuição, possibilitando a utilização do gás natural em substituição a outros combustíveis. O Projeto Nordeste RMC é uma das constatações desta vantagem, uma vez que o gás natural chegou à região antes mesmo da rede, criando um polo de consumo para o combustível.

Sobre a Compagas

A concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná completou 20 anos em 2014.  Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com ma

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos 2018

  CopyRight © GasNet - 2013