GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferrame ...
(9/5/2017 - 13/5/2017)
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Informa Exhibitions/Abimaq
Horários: 3ª a 6ª de 10 às 19h; Sábado de 9 às 17 h
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5

 
 
Power-Gen India & Central Asia
(17/5/2017 - 19/5/2017)
Pragati Maidan, New Delhi, India
PennWell

 
 
Brasil Solar Power 2017
(5/7/2017 - 6/7/2017)
Centro de Convenções Sul Améria, RJ
Grupo CanalEnergia

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Entrevistas
  Entrevistado: Walter F. Piazza Jr., GasBrasiliano
  Data: 09/06/2015

    Uso combinado do gás aumenta competitividade da biomassa


GasBrasiliano destaca a eficiência das usinas híbridas, o potencial da tecnologia em aumentar as receitas

A geração a biomassa de cana-de-açúcar é caracterizada pela sazonalidade do bagaço, baixa qualidade energética e complexa combustão, com subutilização das instalações. Além disso, assim como ocorre em qualquer fonte renovável, a disponibilidade e qualidade da geração dependem de condições externas favoráveis. Estudos realizados pela GasBrasiliano junto às usinas de açúcar e álcool têm demonstrado oportunidades ao setor sucroenergético quanto ao uso da biomassa combinado com o gás natural. Segundo a empresa, o gás natural pode potencializar o uso da biomassa, garantindo a estabilidade, qualidade e continuidade da geração. O modelo híbrido permite o empreendedor aumentar as receitas e reduzir a ociosidade das instalações, minimizando o tempo de retorno dos investimentos. O uso combinado do gás natural se apresenta também como uma forma de garantir a segurança energética necessária às usinas que ofertaram energia em contratos de longo prazo. Confira a seguir a entrevista com Walter Fernando Piazza Júnior, presidente da GasBrasiliano.

O estudo do uso combinado da biomassa e do gás natural é algo inédito no Brasil? Como funciona essa proposta?

Walter Piazza - O ineditismo está na forma como a GasBrasiliano está desenvolvendo seu projeto. O projeto da GasBrasiliano iniciou com o mapeamento de 100% das usinas de açúcar e etanol presentes em sua área de concessão e tem como objetivo principal firmar parcerias com as usinas para geração de energia elétrica, o que inclui a prestação de toda a assessoria técnica necessária para a adequação das instalações internas. Adicionalmente, a GasBrasiliano realizará o investimento em infraestrutura para construção de redes de distribuição de gás natural até a divisa de propriedade da usina e o fornecimento do gás natural.

Essa combinação aumenta o fator de capacidade (eficiência) das plantas a biomassa?

Walter Piazza - Há diversas configurações possíveis que permitem a integração do gás natural com a biomassa e as soluções devem ser estudadas e customizadas caso a caso. A infraestrutura de cogeração na usina é reconhecidamente subutilizada, consequência da baixa eficiência do ciclo de geração de energia elétrica, sazonalidade da cana-de-açúcar, quebra de safra e baixo poder calorífico do bagaço da cana em alguns momentos. A solução da GasBrasiliano propiciará às usinas a potencialização do uso da biomassa, ou seja, proporcionará o aumento da eficiência do ciclo de geração de energia, e, consequentemente, o aumento da receita com a venda da energia elétrica excedente a custos competitivos

Quais os custos de geração dessa alternativa? É algo potencialmente viável para competir em leilões?

Walter Piazza - O investimento do empreendedor na aquisição de uma turbina a gás natural é de aproximadamente US$ 600,00/kW e o tamanho da turbina está relacionado à capacidade da caldeira em recuperar seus gases de exaustão submetidos a alta temperatura. Fato também observado pela GasBrasiliano é que as turbinas a vapor existentes na usina geralmente possuem folgas que poderiam ser preenchidas com o vapor proveniente dos gases de exaustão da turbina a gás natural e gerar ainda mais energia. A GasBrasiliano realiza estudos por meio de tecnologias consagradas mundialmente e tem como foco as usinas existentes cuja intervenção na instalação seja mínima.

A proposta baseia-se em usinas híbridas, ou seja, o uso da biomassa e do gás natural em ciclo combinado. Quando é adicionada ao sistema existente (caldeira e turbina a vapor) uma turbina a gás natural gerando energia elétrica e recuperando os gases de exaustão na própria caldeira a biomassa, a eficiência no uso do gás natural atinge aproximadamente 52% e o custo da energia adicional produzida é de cerca de R$ 207,00/MWh. No ciclo combinado híbrido não é necessário investimento em caldeira de recuperação, pois a caldeira a biomassa automaticamente assume essa função. Os gases quentes provenientes da turbina a gás recuperados resultam na economia de bagaço, permitindo estender a geração de energia em praticamente o ano todo. Essa continuidade de geração de energia para o grid elétrico agrega valor ao negócio da usina.

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta

  CopyRight © GasNet - 2013