GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipam ...
(24/4/2018 - 28/4/2018)
São Paulo Expo Exhibition and Convention Center - Rod. dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Termelétricas - Express
  Autor/Fonte: Sueli Montenegro, Agência CanalEnergia
  Data: 08/06/2017

    Decisão judicial obriga Aneel a aumentar CVU das térmicas Pecém I e II


Despacho que negou pedido da Pecém Geração está suspenso por liminar, que também impede penalidades por redução ou interrupção da geração da usina

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a decisão de negar pedido de alteração do Custo Variável Unitário (CVU) das termelétricas Pecém I e II, em consequência da cobrança do Encargo Hídrico Emergencial pelo governo do Ceará. A Aneel foi obrigada, porém, a  suspender os efeitos do Despacho 3.293, porque uma decisão judicial obtida no inicio do mês pelas empresas Porto do Pecém Geração de Energia e  Pecém II Geração de Energia  determinou  o aumento do CVU dos empreendimentos, até que a cobrança da taxa seja suspensa.

A liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região também proíbe a aplicação pela Aneel de penalidades por eventual redução e/ou interrupção da geração de energia da usina, em razão da redução ou da interrupção do fornecimento de água. Ela impede ainda a suspensão de pagamento da receita fixa dos contratos de venda de energia no ambiente regulado.

O encargo emergencial foi criado pelo governo cearense como a finalidade limitar o consumo do reservatório do Castanhão por grandes consumidores, em razão da crise hídrica que reduziu drasticamente a disponibilidade de água para consumo. É o  caso das usinas termelétricas do Porto do Pecém,  que usam água doce do açude para resfriamento das turbinas.

 

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos 2018

  CopyRight © GasNet - 2013