GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Global Forum on Procurement and Supply Chain Manag ...
(24/1/2019 - 25/1/2019)
Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
Global Forum on Procurement and Supply Chain Management for the Oil and Gas Industry has encountere ...

 
 
LNG Bunkering Summit
(30/1/2019 - 31/1/2019)
Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
"Conference focus on aligning the LNG business case for ports, shipping operators"
LNG Bunkerin ...

 
 
EXPOMAFE — Feira Internacional de Máquinas-Ferram ...
(7/5/2019 - 11/5/2019)
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Rodovia dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions/Abimaq


 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte: José Fernandes
  Data: 02/02/2018

    A importância da manutenção em postos de combustíveis


Para que o posto de combustíveis opere de forma eficiente e segura é importante que alguns procedimentos de operação, que incluem a manutenção dos equipamentos, sejam realizados. Como em todos os segmentos ligados à produção, dotados de máquinas e equipamentos variados, é a realização de manutenção cotidiana nos postos de combustíveis que garante, além de segurança, uma produção eficaz, sem perdas e vazamentos permitindo o fornecimento e garantia da qualidade do produto e do atendimento.

Sabemos inclusive que realizar manutenção nos postos de combustíveis requer conhecimento e habilidades especificas, isso porque são vários tipos de manutenção que devem ser realizadas regularmente, já que o sistema de distribuição de combustíveis de um posto de abastecimento tem o seu funcionamento, intimamente, ligado a questões como vazamentos, rompimentos, aferições e desgastes na própria estrutura. Assim, qualquer sistema de implantação de manutenção do empreendimento não pode limitar-se somente ao sistema de distribuição de combustíveis, uma vez que essa é parte de uma estrutura maior, a qual compreende a distribuição, armazenagem, respiros de tanque, retentores de vapores e demais mecanismos de prevenção e contenção de danos ambientais. Atenção especial deve ser dada aos reservatórios de contenção que fazem parte do sistema subterrâneo. É importante sempre mantê-los limpos e garantir que não existam combustíveis em seu interior por longos períodos.

Assim, listamos alguns pontos fundamentais para se atentar na manutenção do posto:

                - Limpeza dos reservatórios de contenção

                - Limpeza do sistema separador de água e óleo

                - Eventuais manutenções na Bomba de Abastecimento.

                - Manutenção dos Bicos de Abastecimento

                - Limpeza do piso.           -

Além das questões ambientais e de segurança, ainda devemos pensar na manutenção enquanto elemento propulsor da lucratividade do negócio. Assim, sabemos que o funcionamento interrupto dos equipamentos dos postos de combustíveis é fundamental para garantir o resultado da atividade. Uma bomba fora de serviço ou um sistema de monitoramento defeituoso significa prejuízos relevantes no fechamento das contas e temos hoje a certeza que a única forma comprovada de evitar este problema é a manutenção.

Entretanto, apesar da sua importância, não são todos os postos que se preocupam com esse assunto, obtendo gastos cinco vezes maiores com as próprias correções no futuro. Dessa maneira, ao fazer essa checagem, é garantida mais segurança ao posto, evitando multas e outras despesas posteriormente.

Assim, podemos concluir que a manutenção em postos de combustíveis é uma forma de garantir que a atividade ficará livre de acidentes e imprevistos que podem fazer com que seus clientes e colaboradores tenham riscos operacionais e de segurança.

Para essas situações existem ditados antigos que podem ser aplicados “Prevenir é melhor do que remediar”.

Além dos fatores estruturais existem outras demandas mais simples, mas igualmente importantes: por exemplo, certificar-se de que todos os colaboradores estão devidamente treinados e aptos para as funções que exercerão.

Manter o universo do posto sempre limpo, executando periodicamente um serviço de limpeza das bombas de combustível, que é um dos equipamentos mais utilizados em um posto, manter sua limpeza e higienização é importante para prolongar sua duração e deixar um aspecto agradável para os clientes.

Lâmpadas e quadros de distribuição de energia elétrica devem ser verificados constantemente, bem como todos os equipamentos existentes na instalação.

Limpeza da área em geral, do chão, do ambiente interno e externo do posto também são medidas extremamente importantes, bem como a manutenção das mangueiras, correias, densímetros, bicos e também dos lacres dos tanques é uma maneira eficiente de prevenir acidentes e surpresas desagradáveis no futuro, além de colaborar com a segurança dos clientes e funcionários.

Manutenção preventiva e corretiva adequada são elementos fundamentais para o sucesso do empreendimento na área de combustível.

 

*José Fernandes é administrador, presidente da Dover Corporation na América Latina e  presidente da CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento

 

Fonte: Cibele Cardoso / Vervi Assessoria de Imprensa (01/02/2018) 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
Banner Lilás

  CopyRight © GasNet - 2013