GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipam ...
(24/4/2018 - 28/4/2018)
São Paulo Expo Exhibition and Convention Center - Rod. dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions

 
 
22nd International Conference and Exhibition on P ...
(22/5/2018 - 24/5/2018)
Marriott Houston Westchase, Houston, TX USA
PennWell Corporation

 
 
27th World Gas Conference
(25/6/2018 - 29/6/2018)
Washington, D.C.
IGU - International Gas Union
The World Gas Conference is held every three years in the country holding the Presidency of the Inte ...

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte: Jornal da Paraíba
  Data: 06/02/2018

    No Porto de Cabedelo Petrobras e Transpetro fazem teste para transferir combustíveis entre navios


A Petrobras e a Transpetro realizaram, em 31 de janeiro de 2018, a operação piloto Ship to Ship no Porto de Cabedelo. A manobra, que consiste na transferência de carga de petróleo e seus derivados entre embarcações sem a necessidade de desembarcar o produto em terra firme, deve atrair novas empresas para transportar combustíveis para a Paraíba.

A manobra foi acompanhada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), que falou da expectativa de que, após a liberação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Porto de Cabedelo sirva para ser pólo de distribuição de combustíveis para outros portos. É uma operação que abre uma larga porta de opções para o Porto de Cabedelo, afinal num único cais você pode ter uma segunda atracação e a partir disso gerar movimentação de cargas e receitas. Essa é uma operação que visa também desafogar o porto de Suape e ao mesmo tempo fortalece o Porto de Cabedelo, avaliou o governador.

Ricardo destacou ainda os investimentos que vêm sendo feitos no Porto com recursos próprios do Governo do Estado, desde a reforma no cais 101, a nova sinalização náutica, defensas e outras intervenções que vêm sendo realizadas, que inclusive estão garantindo que essa operação inédita possa acontecer. O Porto é um equipamento estratégico para o Estado e estamos com uma possibilidade extraordinária de aumentar a movimentação de cargas, particularmente de combustível e atrair a centralidade para o Porto de Cabedelo, enfatizou.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, comemorou o sucesso da operação piloto. A Petrobras apostou no Porto de Cabedelo e, em decorrência disso, o governador Ricardo Coutinho autorizou e cobrou que os investimentos fossem realizados para que pudéssemos trazer essa operação para a Paraíba, explicou a executiva. Gilmara lembrou que a operação piloto foi uma etapa inicial e que a partir de agora a Companhia vai dar continuidade aos próximos passos para que a Ship to Ship se consolide o mais rápido possível.

O gerente de implantação de novas operações da Petrobras, Joselito Câmara, destacou que tecnicamente a operação piloto foi muito tranquila. Ele realçou que o Porto de Cabedelo naturalmente é um porto seguro por conta das condições naturais e isso contribui para que a intervenção se dê de forma muito tranquila. Resumindo, a atracação que é onde a gente tem o maior cuidado, aconteceu dentro do previsto e muito rápida e eu acredito que tanto a autoridade marítima, quanto a autoridade ambiental, ficaram convencidas do que se trata de uma operação segura, disse Câmara.

Segurança:  As estatísticas confirmam a segurança da operação. Segundo a Petrobras, a Ship to Ship acontece no Brasil desde 2013, com mais de 600 operações contabilizadas e nenhum acidente ou incidente registrado. No mundo, nos últimos 15 anos, também não há registro de acidentes.

 

Fonte: Jornal da Paraíba

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos 2018

  CopyRight © GasNet - 2013