GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Rio Oil & Gas 2018
(24/9/2018 - 27/9/2018)
Riocentro - Centro de Convenções, Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca - RJ
IBP

 
 
Deepwater Operations
(6/11/2018 - 8/11/2018)
Moody Gardens Hotel & Convention Center, Galveston, TX USA
PennWell Petroleum Group

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GD - Artigos
  Autor/Fonte: Agência CanalEnergia News Diária
  Data: 11/07/2018

    Usina de biogás de R$100 milhões será instalada no RS em 2019


Governo do RS e JMalucelli Ambiental assinaram protocolo de intenção para construção do empreendimento, que será destinado a produzir biogás, biometano, CO2, biofertilizantes e energia termoelétrica

A instalação de uma usina de biogás está saindo do papel para beneficiar a Região do Vale do Caí. O governo do RS e a empresa JMalucelli Ambiental assinaram em 03/07/2018, no Palácio Piratini, o protocolo de intenções para construção de uma unidade que irá receber cerca de R$ 100 milhões no município de Montenegro. A planta, que será erguida em 2019, prevê a geração de energia e gases combustíveis a partir de resíduos orgânicos de origem vegetal ou animal, oriundos das atividades agropecuárias.

Com previsão de início de operação para 2020, a usina será destinada a produzir biogás, biometano, CO2, biofertilizantes e energia termoelétrica. A construção acontecerá a cinco quilômetros do município, próxima ao Polo Petroquímico, utilizando materiais de menor impacto ambiental. A Central de Tratamento Integrado de Resíduos Orgânicos pretende gerar em média 35 mil metros cúbicos/dia de biometano; 40 toneladas/dia de CO2; 2 MWm de energia térmica e elétrica; e 4 mil toneladas/mês de biofertilizantes.

Para o governador José Ivo Sartori, é um grande desafio empregar novas tecnologias que preservem o meio ambiente e atendam ao Plano Estadual de Energia. O empreendimento traz uma nova potencialidade energética como estratégia econômica, a partir de uma energia ambientalmente correta, demonstrando atitude inovadora, destacou.

De acordo com o diretor da JMalucelli Ambiental, Eduardo Covas Barrionuevo, o Rio Grande do Sul é pioneiro na legislação ambiental para produção de biomassa: Apesar das 16 mil plantas que operam na Europa, a produção de biogás é recente no Brasil. Aqui no estado, vamos operar com produção em escala, com emprego tecnológico e sustentável, afirmou.

Participaram da solenidade os secretários de Minas e Energia, Susana Kakuta; de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa; da Fazenda, Luiz Antônio Bins; do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana; além de representantes municipais e de entidades empresariais.

 

Fonte: CanalEnergia News Diária (04/07/2018)

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
Banner Lilás

  CopyRight © GasNet - 2013