GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Seminário Internacional - Mobilidade a Gás Natural ...
(22/11/2018 - 23/11/2018)
Hotel Hilton Copacabana – Av. Atlântica 1020
Abegás/Gas Natural Fenosa
Evento 100% dedicado ao mercado de GNV
Objetivo:
Apresentar as soluções tecnológicas e os b ...

 
 
Asset Management, Operational Excellence Forum for ...
(29/11/2018 - 30/11/2018)
Bilderberg Garden Hotel, Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
"Maintenance for Oil and Gas Petrochemical Europe"
The Asset Management and Operational Excelle ...

 
 
Global Forum on Procurement and Supply Chain Manag ...
(24/1/2019 - 25/1/2019)
Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
Global Forum on Procurement and Supply Chain Management for the Oil and Gas Industry has encountere ...

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte: TN Petróleo
  Data: 28/08/2018

    Porto do Açu Operações e Grupo Aeropart assinam contrato para instalação de Heliporto do Açu


 A Porto do Açu Operações e Grupo Aeropart - Participações Aeroportuárias assinaram, nesta semana, um contrato para a instalação do Heliporto do Açu, no Complexo Portuário, em São João da Barra (RJ). Com área total de 210 mil m² e destinado especificamente para o uso de helicópteros que atenderão às plataformas offshore na região, incluindo as bacias de Campos e Espírito Santo, o Heliporto contará com 20 posições para o estacionamento de aeronaves.

Em operação desde 2014, o Porto do Açu conta hoje com empresas líderes do setor de O&G. Entre elas está a Edison Chouest, que opera no local a maior base de apoio offshore do mundo, com 16 berços para atracação e mais de 1km de cais. O Heliporto irá oferecer ainda uma outra importante operação logística: a de pessoas para as plataformas.

“Esta parceria oferece uma nova logística para a indústria de O&G, principalmente para o Upstream. Além disso, fortalece ainda mais o Porto do Açu como principal plataforma para este setor”, disse Tadeu Fraga, presidente da Porto do Açu Operações.

Para o Grupo Aeropart, a operação no Açu apresenta inúmeras possibilidades. “Esta parceria soma a localização estratégica do Porto do Açu com a experiência do Grupo Aeropart em operação de base de apoio offshore por helicópteros. Com certeza irá reforçar o Açu como principal polo para O&G no Brasil”, disse Murilo Junqueira, um de seus diretores.

A previsão é que as obras do Heliporto do Açu sejam iniciadas em 2019, após a obtenção das autorizações necessárias, sob a responsabilidade do Grupo Aeropart. As operações estão previstas para 2020. A expectativa é que sejam gerados 150 empregos na fase de construção do Heliporto e cerca de 240 durante a operação.

Sobre a Porto do Açu

Localizado em São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu conta com terminais portuários em áreas onshore e offshore, além de uma extensa retroárea com 90 km² para receber indústrias de diversos setores.

A área offshore (Terminal 1) é dedicada à movimentação de minério de ferro e petróleo. Em operação desde outubro de 2014, o terminal exporta minério para a Anglo American e já movimentou mais de 37 milhões de toneladas. Nesta área também está localizado o Terminal de Petróleo (T-OIL), parceria da Prumo com a alemã Oiltanking, que possui capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. Com atuais 25 metros de profundidade em seu acesso marítimo e berços, é o único terminal privado com capacidade para receber navios VLCCs, um dos maiores do mundo.

A área onshore (Terminal 2) está instalada no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. As empresas TechnipFMC, NOV, InterMoor, Wartsila, Edison Chouest, Dome e BP-Prumo (parceria da Prumo com a BP, e que comercializa combustível marítimo) já estão operando suas unidades no terminal. Além disso, também é nesta área que está localizado o Terminal Multicargas (T-MULT), com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga geral). Atualmente, o terminal já realiza a movimentação de bauxita, coque, carvão e carga geral.

Sobre a Aeropart

O Grupo Aeropart administra o Aeroporto Internacional de Cabo Frio – Cabo Frio Airport, onde opera uma importante base de apoio offshore, realizando cerca de 12 mil embarques e desembarques mensais em helicópteros para diversos clientes, tais como: Petrobras, Equinor, PetroRio e Queiroz Galvão.

 
 
 
Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
Banner Lilás

  CopyRight © GasNet - 2013