GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
10ª edição Brasil Offshore | "Brasil Offshore – A ...
(25/6/2019 - 28/6/2019)
Centro de Convenções Roberto Marinho, Macaé (RJ)
FGuaraná Comunicação Estratégica
Horário: terça a sexta-feira, das 14h às 21h

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte: Jota Silvestre, Primeira Página
  Data: 09/05/2019

    Na EXPOMAFE 2019, a interação dos robôs colaborativos com humanos provoca até as mais variadas emoções


A interação entre homem e robô é uma das grandes tendências dos processos industriais nos dias de hoje, em especial na chamada indústria 4.0. Várias empresas demonstram sua aplicação na feira de forma prática e até lúdica.

Batizado de RoboCoaster, o cobot que a KUKA trouxe para a EXPOMAFE 2019 (até dia 11, no São Paulo Expo) para demonstrar as vantagens na aquisição de robôs para trabalharem com humanos é gigantesco e impressionante. Pesa 7 toneladas, demorou dois dias para ser montado e funciona das 10h às 19h sem descanso ou intervalo para refeição.

De acordo com Luciano Domingues, técnico de Serviço da KUKA, fabricante do braço gigante, 200 pessoas são atendidas por dia na instrutiva diversão. Em pares, por 1m30 os valentes candidatos a interagir com a máquina experimentam cinco níveis de movimentos a uma velocidade constante, porém com sobe e desce e até um girar de cabeça para baixo de impressionar a plateia.

Braços robóticos colaborativos estão a quase cada rua da EXPOMAFE 2019, comprovando sua utilidade, competitividade e aplicação das mais variadas.  Eles são mais leves, ocupam pouco espaço e fáceis de serem montados em diversas aplicações.

Exemplos na EXPOMAFE:

Cubo Mágico: batizado de YuMi, primeiro e mais famoso robô colaborativo de dois braços faz a resolução de cubos mágicos (ABB).

Chope: dois robôs servem chope aos visitantes da feira de modo sincronizado: enquanto um abre a válvula para extrair a bebida, o outro posiciona o copo e oferece ao visitante (Yaskawa).

Chocolate: se o visitante responder corretamente às perguntas, um robô dança e entrega o chocolate para o acertador (Yaskawa).

Brindes: o robô entrega lápis de brinde aos visitantes (Pilz).

Segurança: o robô faz um processo de carga e descarga em um torno com monitoramento de segurança via scanner. Ele reduz a velocidade e até para nas “cortinas de luz” para oferecer proteção adicional de segurança ao operador (KUKA). Outro robô vem equipado com um sistema de pele tecnológica sensível ao toque que reduz o tempo de reação quando entra em contato com um ser humano, mantendo os operadores seguros. Ele também reduz a velocidade quando o operador entra no ambiente e para quando se aproxima (Stäubli).

REALIZAÇÃO

 

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa

 

Organizadora da EXPOMAFE, a Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

 

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais

Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D

Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito no local ou pelo site

Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013