GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
10ª edição Brasil Offshore | "Brasil Offshore – A ...
(25/6/2019 - 28/6/2019)
Centro de Convenções Roberto Marinho, Macaé (RJ)
FGuaraná Comunicação Estratégica
Horário: terça a sexta-feira, das 14h às 21h

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte: Jota Silvestre, Primeira Página
  Data: 09/05/2019

    Réplicas dos aviões 14-Bis e Demoiselle encantam os visitantes da EXPOMAFE 2019


 

O objetivo é demonstrar a aplicação das máquinas-ferramenta na fabricação dos motores desde o primeiro avião registrado pela história.

 

A exposição de réplicas em tamanho real do 14-bis e Demoiselle, uma das atrações do Espaço Tecnologia em Evolução da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (que acontece até o dia 11 no São Paulo Expo), tem atraído olhares curiosos e admirados.

“Antes de falar sobre o processo industrial em si, os visitantes expressam sua admiração pelas réplicas e pelo próprio Santos Dumont”, conta Alan Calassa, aviador e presidente do Instituto de Desenvolvimento Aeronáutico de Caldas Novas/GO, e responsável pela construção das réplicas dos aviões.

Calassa já produziu três exemplares do 14-bis. A primeira réplica foi doada para o Museu do Ar em Paris; a segunda, para o Museu de Sintra em Portugal, e a terceira é justamente a que está em exposição na EXPOMAFE 2019.

Para desenvolver o trabalho, ele utilizou sua própria oficina em Caldas Novas (GO), onde foram usinadas as peças. De acordo com Calassa, para a construção das réplicas foi necessária a aplicação da engenharia reversa, já que não há registros do projeto original contendo medidas e parâmetros. Sendo assim, ele se baseou na altura de Santos Dumont, no tamanho das rodas do aeroplano e em fotos da época.

Gargalos a parte, o trabalho valeu a pena quando foi possível comparar o cesto original do 14-bis encontrado por historiadores com o do seu projeto, confirmando a aproximação da réplica com o original, fato foi comprovado por diferentes especialistas.

Promovido pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a finalidade da exposição é demonstrar a importância da máquina-ferramenta para a fabricação dos motores, incluindo as primeiras peças usadas nos aeroplanos do “Pai da Aviação”: Antoniette V8 do 14-bis e Darracq 1908 de 35 cv do Demoiselle.

 

Tecnologia em Evolução

 

O Estande Temático com a exposição do 14-bis e do Demoiselle integra o Espaço Tecnologia em Evolução, criado para ilustrar a evolução da tecnologia industrial. Junto à exposição, estão presentes a quarta edição do Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0 e o RoboCoaster da empresa expositora KUKA, primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas, exposto de maneira inédita na América Latina em uma feira industrial.

 

Sobre a EXPOMAFE 2019

 

Iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento e Informa Exhibitions, a EXPOMAFE 2019 vai apresentar as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D.

São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países; entre eles, compradores, engenheiros, técnicos, executivos e coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do setor metalmecânico, técnicos em logística, fabricantes de máquinas e equipamentos e demais profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura

 

 

REALIZAÇÃO

 

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

 

Sobre a Informa Exhibitions

 

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

 

Sobre a Informa PLC

 

A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

 

EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio oficial: Romi

Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais

Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D

Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países

Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito pelo site

Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013