GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte: Jota Silvestre, Primeira Página
  Data: 15/05/2019

    EXPOMAFE 2019 confirmou a retomada da confiança e dos investimentos pela indústria brasileira


Negócios realizados durante os cinco dias da feira mostraram que fabricantes reconhecem o bom momento para modernizar suas plantas com a tecnologia, produtividade e competitividade oferecidas pelas empresas expositoras.

Para mais fotos em alta resolução, acesse o link: 

https://www.dropbox.com/sh/5fy9sxq1wgt9m9x/AAB8FHnjaGhk-2SeyuKRcJjMa?dl=0

 

Consolidada como a maior feira do seu segmento na América Latina já na segunda edição, a EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial foi encerrada no último sábado, 11 de maio, e atingiu a meta de atrair 55 mil visitantes profissionais.

A feira aconteceu num momento oportuno e atendeu a necessidade de a indústria nacional continuar modernizando seu parque depois de anos de represamento dos investimentos. Os primeiros movimentos neste sentido já puderam ser sentidos no início deste ano: de acordo com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a receita líquida da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre, na comparação com mesmo período de 2018.

“Para reaquecer a economia precisa haver investimento. Nosso parque está desatualizado e na EXPOMAFE os industriais encontraram o que há de mais moderno em tecnologia e inovação”, avalia João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ. “A feira deu aos empresários uma visão de tudo de que eles precisam para reduzir custos, ganhar produtividade e competitividade num cenário de reaquecimento da economia”.

Durante cinco dias (de 7 a 11 de maio), 750 marcas nacionais e internacionais apresentaram suas inovações em automação industrial, robótica, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, e muito mais.

Entre tantas inovações, José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, destaca o alto grau tecnológico dos produtos e soluções apresentados pelas empresas expositoras. “A cada quadra da EXPOMAFE o visitante encontrou algum tipo de inovação. Tudo que se vê nas grandes feiras internacionais do setor pôde ser visto aqui também. A EXPOMAFE é hoje uma referência em tecnologia industrial na América Latina”, reforça.

O dirigente chama atenção especial para a Indústria 4.0, que se fez presente não só nos estandes dos expositores, mas também na quarta edição do Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0.

Realizado pela ABIMAQ e IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), com parceria de diversas empresas e patrocínio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), empresas e instituições de ensino, neste ano o Demonstrador trouxe como diferencial um conjunto de clusters com soluções tecnológicas que demonstraram, na prática, as possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas avançarem na indústria 4.0.

“Tanto o Demonstrador quanto os expositores mostraram aos visitantes que a Indústria 4.0 não precisa ser implantada toda de uma vez. A feira ofereceu soluções para pequenas empresas que querem dar os primeiros passos nesta direção e mesmo àquelas maiores que desejam migrar por etapas para a indústria digital”, ilustra Velloso.

Mercado internacional

Para estreitar as relações entre a indústria brasileira e os fornecedores internacionais de tecnologia, a EXPOMAFE 2019 contou com a presença de 40 empresas expositoras de nove países: Alemanha, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e República Tcheca.

As empresas norte-americanas apresentaram suas soluções em tecnologias de usinagem em um pavilhão exclusivo promovido pela AMT Brasil, braço brasileiro da AMT USA (The Association for Manufacturing Technology). As associadas da AMT que participaram do US Pavilion tomaram a decisão de vender, suportar e servir produtos de alta qualidade para o mercado nacional, visando estabelecer presença definitiva por aqui. Para diretor Comercial de uma destas empresas, a Ata Tools, Fernando Tamez, a participação valeu a penas já nos dois primeiros dias, com o fechamento de importantes negócios. Além dela, participaram do espaço Rego-Fix, a Transor Fillter, a ACME e a Vektek.

A Alemanha também manteve um pavilhão próprio, promovido pela German Machine Tool Builders’ Association (VDW), que reuniu 12 expositores, enquanto a China veio para a EXPOMAFE 2019 com dois pavilhões: um organizado pela Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), voltado para fornecedores de máquinas, e outro pela Chinese Mechanical Engineering Society (CMES), com fornecedores de soluções para solda.

Projeto Comprador

Foram oito compradores, distribuidores e representantes estrangeiros de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins, que participaram da 2ª. Rodada Internacional de Negócios, realizada durante EXPOMAFE 2019. As reuniões entre os compradores internacionais, e as 25 fabricantes brasileiras do setor, nos dias 8 e 9, resultaram em US$ 6.577 milhões, em negócios fechados e futuros para os doze meses seguintes. Esse valor representa crescimento de 8% em relação à primeira edição da Rodada Internacional da Negócios, acontecida na EXPOMAFE 2017.

Para esta edição, vieram compradores do Chile, Colômbia, México, Peru, Quênia e Turquia. Esta ação de promoção comercial, que tem como objetivo principal potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros do setor com importadores dos mais diversos países, é organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

“Foram realizadas 103 reuniões, pré-agendadas entre as empresas e os importadores”, contabiliza a diretora executiva de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes. “Mais uma vez cumprimos com o nosso objetivo de propiciar oportunidade para que compradores estrangeiros tenham contato direto com nossos fabricantes de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins e de poder ampliar as exportações brasileiras desse grupo de produtos", diz ela.

Projeto Imagem

Durante a EXPOMAFE 2019, o Programa BMS também realizou o Projeto Imagem, que promove e divulga a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional por meio de visitas de jornalistas, formadores de opinião e especialistas ao Brasil para conhecer o setor. Nesta edição, recebeu profissionais do grupo de comunicação Vanguardia Industrial, do México, e da Metalworking, da África do Sul.

A ação é viabilizada pela Apex-Brasil, em parceria com a ABIMAQ. As visitas são planejadas em conjunto com os organizadores da feira e levam em conta os interesses e destaque dos produtos brasileiros do setor nos diversos mercados dos países convidados.

Expositores

Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions, reforça que a EXPOMAFE é a feira que tem a maior oferta de tecnologia industrial na América Latina. “É uma feira para quem é apaixonado pela tecnologia”. Para o executivo, o sucesso da EXPOMAFE é o sucesso de seus expositores.

Presidente da Comissão Organizadora e representante dos expositores junto aos organizadores, Mauricio Lopes credita o sucesso da EXPOMAFE 2019 à conscientização por parte dos industriais quanto à necessidade de crescimento tecnológico em busca de maior produtividade.

“Neste sentido, a feira reuniu os principais fornecedores de tecnologia do mundo em automação industrial, máquinas-ferramenta, solda, medição e muito mais. Aqui, o empresário visitante, conhecedor de suas necessidades, teve uma visão clara de como e onde ele deve focar seus investimentos”, reforça Lopes.

Diretor comercial da Romi, patrocinadora de mais esta edição da EXPOMAFE, Lopes acredita que a feira apresentou resultados compatíveis com a evolução do mercado. "Uma feira visa a gerar oportunidades, e dentro das possibilidades que o País se encontra no momento, a EXPOMAFE cumpriu bem o seu papel. O que vimos nos cinco dias foi um evento focado na modernidade do setor e quem não acompanhar ficará para trás. A feira mostrou isso, abrindo portas para quem quer se atualizar", pontua. Uma das novidades preparadas pela Romi para esta edição foi a linha Romi GL de centros de torneamento horizontal, com alta produtividade, robustez, precisão e tecnologia.

Demais expositores da feira destacam a percepção de que as indústrias retomaram a confiança e os investimentos em função do volume e qualificação dos visitantes nos estandes e de negócios concretizados já durante a feira.

A Stäubli, com vasto portfólio de acessórios para moldes, robôs e engates rápidos, ressalta a importância da feira tanto em relação aos negócios com o público quanto com os demais expositores que são parceiros da empresa. Segundo Marcelo Silva, CEO da Stäubli Brasil, na EXPOMAFE 2019 a empresa contou com 150 parceiros. “Todas as nossas metas foram atingidas já no segundo dia do evento, com o fechamento de diversos projetos. Para se ter ideia do sucesso, num único dia, o terceiro, recebemos mais de 600 visitantes em nosso estande”, comemora.

A KUKA Roboter do Brasil, responsável por uma das grandes atrações da EXPOMAFE 2019, o RoboCoaster – primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas - revela a importância da feira. Segundo Edouard Mekahalian, diretor geral, “o número de visitantes e as oportunidades atingiram os níveis mais elevados. O interesse do público em robótica é grande, o que nos deixou extremamente satisfeitos”, disse o diretor. Mekahalian afirma ainda que a empresa notou maturidade do mercado, compreendendo com mais facilidade e com conhecimento prévio a necessidade em investir fortemente na área de automação industrial, com a utilização de robôs e demais tecnologias referentes a Indústria 4.0. “Para a nossa equipe, foi gratificante estar na EXPOMAFE 2019, pois passamos a olhar o mercado com mais confiança em novos negócios”.

A Trumpf destaca a qualidade do público da feira. Para João C. Visetti, diretor presidente da empresa, o evento foi excelente. “Nosso estande ficou movimentado todos os dias, com ótimos contatos e qualidade de visitação’’. Além disso, para a empresa, a feira sinalizou um desejo real dos empresários em investir. “Vendemos ou finalizamos na feira a venda de 10 máquinas: TruLaser 1030 fiber, 2 TruLaser 5050 fiber com 10 kW de potência e 1 TruBend”. 

Para Roberto Manzo, diretor Comercial da Heller, a EXPOMAFE 2019 teve papel fundamental, principalmente em relação ao público. “Temos como objetivo atender a todos os interessados em nossas soluções, seja cliente, fornecedor, estudante ou parceiro, e a feira nos proporcionou essa relação. A Heller veio para fazer relacionamento e fez”. Manzo diz que no evento pôde perceber que o público está mais otimista e “soltando o freio”. “A feira trouxe o mercado até nós, o qual se mostrou interessado em tecnologia e inovação, ambas constantes da EXPOMAFE 2019”. A Heller divulgou suas séries de centros de usinagem horizontal, com engenharia de aplicação, turn key, assistência técnica e retrofitting.

A Ingersoll prima pela qualidade de seus clientes e na EXPOMAFE encontrou o que procurava. Segundo Raquel Antônio, coordenadora de Marketing, os leads durante a feira foram extremamente qualificados, com clientes interessados em soluções, equipamentos e serviços. O visitante veio para a feira com foco nos negócios, o que facilitou o nosso trabalho.

Já pela divisão ARO (fluidos) da Ingersoll, Alexandre de Ponte, responsável pelas vendas da empresa garante: "Sem dúvida voltaremos para a próxima EXPOMAFE, pois não desperdiçamos um minuto do tempo em que estivemos nessa edição. Recebemos importantes visitas e trocamos informações valiosas com quem entendia do nosso produto. Além disso, pudemos perceber o mercado mais otimista em relação aos negócios”.

Focada em mostrar conceitos de conectividade no gerenciamento de dados com o software Measurlink, a Mitutoyo destaca a importância da EXPOMAFE 2019 para esse trabalho. “O resultado da nossa parceria com a feira foi ótimo, repercutindo em bons negócios, além da assistência institucional do evento, que superou as expectativas, revela Mayra Mitsuyo, do Marketing da empresa.

O que mais surpreendeu a Mausa foi a rapidez para concretizar os negócios. “Fechamos parcerias nos primeiros dias, o que nos admirou, pois não esperávamos um resultado tão imediato”, frisa José Azanha, engenheiro da empresa. Outro destaque vai para a organização da feira que não deixou a desejar. A empresa apresentou seus diversos modelos de máquinas-ferramenta, entre as quais centro de usinagem, fresadoras, tornos e mandriladoras.

A Pilz participou da EXPOMAFE 2019 com soluções em automação industrial e relés de segurança. De acordo com Pedro Medina, diretor geral da empresa, a feira é ideal para o fortalecimento da marca perante os visitantes, já que atrai um público especializado. “Estabelecemos diversos contatos com profissionais com poder de decisão e potencial de negócios", garante Medina.

Conforme Mairon Anthero, diretor administrativo da Schunk Inter-BR, a EXPOMAFE tem grande importância para a empresa “Além de contar com as marcas mais renomadas do mercado, a feira traz um público tomador de decisão e interessado em novas tecnologias”. Mairon ainda conta que, durantes os três primeiros dias, a empresa recebeu mais de 1.500 visitantes e mais de 450 leads. A Schunk acredita em uma alta de 30% em vendas ante a edição anterior da feira. “Certamente, essa edição baterá todos os recordes de visitação e negócios em relação a qualquer outra feira que participamos”, complementa. Entre os produtos da empresa, destacam-se atuadores pneumáticos, placas de fixação de peças e sensores de toque.

A Dardi registou um balanço positivo, principalmente, no terceiro dia do evento, com visitantes interessados tanto em máquinas de corte por jato d’agua quanto a laser, conforme Marcos Ribeiro, engenheiro e diretor geral. Recebemos clientes interessados em novos equipamentos, sendo que, no quarto dia, já tínhamos vendido seis máquinas. Ainda segundo Ribeiro, esses clientes vieram de diferentes partes do Brasil, principalmente do Sul, Sudeste e interior do Estado de São Paulo.

Tivemos um número expressivo de visitantes qualificados, que geraram muitas consultas e com grandes possibilidades de negócios, sendo que alguns foram concretizados na própria feira, comemora Márcia Garcia, diretora de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman. Como a empresa demonstrou várias aplicações no estande, as demandas foram diversificadas, atendendo não somente ao setor metalmecânico, como também a indústria em geral.

O Grupo Junker, presente na EXPOMAFE 2019 com as marcas Junker, Zema (retíficas de alta performance) e LTA (sistemas de exaustão de ar) externa seu contentamento: “A feira tem o potencial de atrair os visitantes para os nossos produtos e isso aconteceu de modo acima do esperado”, festeja Dirk Hüber, diretor geral. E continua: “Houve consulta para projetos e novas soluções. Sem dúvida faremos negócios a partir da feira”.

A GRV Software considera que a EXPOMAFE 2019 foi uma grande oportunidade para apresentar o software CNC Monitor. "Conseguimos atrair centenas de visitantes, muitos deles, qualificados", pontua Valdecir Pereira, diretor de P&D da empresa. Durante a divulgação do produto, um programa para monitoramento e gestão de máquinas de usinagem, o público ficou impactado, segundo Pereira. "Acreditamos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas a feira ajudou a lançar o produto, cumprindo, assim, o seu papel”.

A EXPOMAFE 2019 atendeu as expectativas da ABB, que avalia positivamente a visitação em seu estande. "Além disso, fizemos ótimos contatos e melhoramos o networking", comenta Ana Paula Silva, responsável pelo Marketing da empresa.

Os resultados da Haimer foram melhorando a cada dia do evento. Cada dia que passava, conseguíamos superar o anterior. Fechamos projetos importantes que estavam travados pela retranca do mercado, explica Tatiane Daniel, coordenadora de Marketing. Entre os produtos apresentados pela Haimer, destaque para sensores 3D, máquinas de indução térmica, máquinas de balanceamento, porta-ferramentas térmico e máquinas de pré-ajuste.

Para a Mazak, o evento foi muito bom. Gustavo Vianna, engenheiro de Vendas, considera que a EXPOMAFE 2019 uniu qualidade, foco e bons negócios em uma só feira. O nível do público foi o melhor. A Mazak apresentou automação industrial, centros de torneamento, centros de usinagem, tornos, entre outros equipamentos.

A Zeiss, por sua vez, comemora os objetivos alcançados durante sua participação na EXPOMAFE 2019. "Os leads foram promissores, atingindo nossa expectativa em termos de negócios e visitação", conta Marli Carvalho, do Marketing.

Conteúdo

Junto às novidades apresentadas pelas empresas expositoras para continuar provendo a indústria de maior produtividade e competitividade, a inovação esteve presente nas mais de 120 horas da programação técnica do Parque de Ideias, Roadshow VDI: Aplicação de diretrizes oficiais alemãs à indústria 4.0 no Brasil, e o Espaço Tecnologia em Evolução, que reuniu três atrações: o Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0, o RoboCoaster e uma exposição da aplicação de máquinas-ferramenta na construção dos motores de réplicas dos aviões 14-bis e Demoiselle.

 

REALIZAÇÃO

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Sobre a Informa PLC

A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.

 

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013