GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNC - Artigos
  Autor/Fonte: Folha do GNV, julho/07.
  Data: 05/09/2007

    Carreta feixe leva o gás para o in


A distribuição do gás natural comprimido aos postos de combustíveis distantes de gasodutos é uma das faces do mercado do GNV. Conhecido como gasoduto virtual, já são muitos os postos que revendem GNV neste sistema e várias distribuidoras já investiram nas bases de distribuição.

Hoje, os sistemas de compressão de gás são eficientes, e a empresa Junqueira Compressores aproveita o bom momento do mercado, oferecendo o sistema "GNV Compressores" aos postos de abastecimento.

Para um posto que queira incluir o GNV nos seus produtos e que ainda não tenha o gasoduto passando no local do seu empreendimento, segue a solução.

Para começar, é necessário ter uma base de distribuição próxima ao local do posto. O distribuidor de gás natural canalizado da região é quem, em geral, carrega e distribui o gás natural comprimido aos revendedores. O gás comprimido é transportado em carretas feixe podendo haver pequenas estocagens.

No sistema GNV Compressores, feito especialmente para este segmento, o revendedor utilizará no seu posto um compressor de pequeno porte com motor elétrico de 75 cv (55,9 Kw), um armazenamento com 9 cilindros e dois dispensers de abastecimento (4 bicos).

Este compressor permitirá vendas de até 350.000 m³/mês para o posto, com um custo adicional de recompressão do gás de R$ 0,02/m³.

Salientamos que o posto virtual comprará o GNV do distribuidor já com os custos de compressão e transporte. Caso opte pelo transporte próprio, será necessário uma carreta feixe ou cestos de cilindros. A opção dos cestos permite começar aos poucos e ir crescendo de acordo com o crescimento das vendas de GNV.

O sistema da Junqueira funciona em um posto comum, sem perdas de pressão com 4 bicos no abastecimento.

O sistema GNV Compressores de "Posto Virtual", além de ser de fácil operação, resfria mais o gás, fazendo com que este saia com as menores temperaturas do mercado, o que significa mais m³ no abastecimento veicular. O lastro que fica na carreta ou nas gaiolas é de 7,5% do mais baixos existentes.

O "Posto Virtual" sai na frente em sua região por oferecer o GNV em um local que ainda não tenha esta oferta. Com a chegada do gasoduto ao local, o seu ponto já estará conhecido pela revenda do GNV. Pense nisto.

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
Banner Branco

  CopyRight © GasNet - 2013