EXPOMAFE — Feira Internacional de Máquinas-Ferram ...
(7/5/2019
- 11/5/2019)
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Rodovia dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions/Abimaq
FLAME 2019
(13/5/2019
- 15/5/2019)
Hotel Okura, Amsterdam
Informa Exhibitions
The European meeting place for the global gas & LNG industry
10ª edição Brasil Offshore | "Brasil Offshore – A ...
(25/6/2019
- 28/6/2019)
Centro de Convenções Roberto Marinho, Macaé (RJ)
FGuaraná Comunicação Estratégica
Horário: terça a sexta-feira, das 14h às 21h
GNC - Artigos
Autor/Fonte: Jornal do Commercio / Gás Brasil News, out/07.
Data: 01/11/2007
Copergás negocia a interiorização do gás em Pernambuco
A Companhia Pernambucana de Gás Natural (Copergás) está negociando com empresas especializadas em transporte de gás a viabilização do seu projeto de interiorização do combustível. Enquanto o Gasoduto Recife-Caruaru não é concluído e ainda não amadurecem as conversas sobre uma malha que chegaria ao Sertão do Araripe, a estratégia é levar o gás na forma comprimida (em caminhões). White Martins, BR, Neogás e Galileo são algumas das companhias listadas para oferecer o serviço.
"A idéia é que essas transportadoras sejam responsáveis pela captação dos clientes, cobrando pelo deslocamento, enquanto o contrato estabelecido com a Copergás seria apenas a venda do gás natural. Isso elimina a necessidade de termos que licitar empresas de transporte e administrar toda essa estrutura", explica o presidente da Aldo Guedes.
Um dos primeiros projetos para levar gás natural comprimido (GNC) ao interior poderá ser protagonizado pela BR. A empresa encaminhou à Copergás uma proposta para fornecer gás ao município de Toritama, contemplando o Pólo de Confecções do Agreste. A intenção é transportar o gás até um posto de GNV da BR na cidade e a Copergás construir pequenos ramais até os empreendimentos interessados em receber o gás. Guedes diz que a Copergás está estudando a viabilidade do projeto.
Hoje, a participação do gás no interior é pequena, chegando apenas aos municípios de Vitória de Santo Antão e Goiana. O Gasoduto Recife-Caruaru, que teve problemas na sua execução, deve ter o primeiro trecho (Recife-Vitória) inaugurado entre novembro e dezembro deste ano e a previsão de conclusão da obra é de dez a doze meses.