Cogeração 01 agosto 2019

Terminal Multicargas do Porto do Açu recebe 100º navio

           Marco foi atingido em três anos de operação, com 1,79 milhão de toneladas movimentadas

São João da Barra, 29 de julho de 2019 – O Terminal Multicargas (T-MULT) do Complexo do Porto do Açu, no Norte do Estado (RJ), recebeu seu 100º navio, em 3 anos de operação. O marco foi atingido com a chegada da embarcação MV Wu Gui Shan, que descarregou 52,5 mil toneladas de carvão no terminal. Com esta última operação, o T-MULT soma 1,79 milhão de toneladas movimentadas desde sua inauguração, em 2016, se consolidando como a melhor opção para granéis sólidos, cargas gerais e de projeto.

Segundo o diretor de Operações da Porto do Açu, Ideraldo Goulart, os números refletem os avanços do Terminal Multicargas: Ao mesmo tempo que representa uma conquista simbólica, alcançar o navio de número cem é também reafirmar os diferenciais competitivos do T-MULT. Somos um terminal moderno, localizado em um porto privado, que atende as especificidades de cada cliente e sem fila de espera, afirmou.

O executivo ainda ressaltou outro diferencial do Açu, que é ter se desenvolvido sob o moderno conceito porto-indústria: Além de oferecer um terminal apto a movimentar diversos tipos de produtos, o Açu conta com vias preparadas para o transporte de cargas com grandes dimensões, o que permite que toda a operação possa ser realizada no mesmo espaço, trazendo sinergia e reduzindo o custo logístico das empresas envolvidas, destacou.

A operação de descarregamento do MV Wu Gui Shan foi realizada pelos próprios operadores do T-MULT, que são treinados para atuar com diferentes cargas. Todos são moradores de São João da Barra e foram qualificados pela própria Porto do Açu, como é o caso do Jonatas Oliveira, que trabalha no terminal há 4 anos: Compartilhar o marco dos 100 navios com o T-MULT, com as devidas responsabilidades operacionais e alta performance, é ter a certeza de que estamos no caminho certo. Ser um dos primeiros operadores portuários de um empreendimento deste porte, na minha região, e que atravessará gerações, é algo inexplicável, afirmou.

 Hoje, o Terminal Multicargas movimenta coque, carvão, bauxita, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar qualquer tipo de graneis sólidos e veículos. A Porto do Açu também está desenvolvendo um projeto para criar a infraestrutura necessária para movimentação de contêineres.

Está prevista, ainda, a expansão do Terminal, que possibilitará a movimentação de novas cargas. O projeto contará com ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta, incrementando ainda mais as atividades do T-MULT.

Conheça o T-MULT

O T-MULT possui 14,5m de profundidade, homologação para receber embarcações com calado de até 13,1 metros (que permite a atracação de navios Panamax) e cais de 500m, sendo 340 metros operacionais. Além disso, o terminal conta com 182 mil m² de retroárea, grande pátio de estocagem com até 1 milhão de m² para apoiar serviços de transbordo e capacidade de suporte de solo de até 10 toneladas/m².

Em operação desde 2016, o T-MULT opera 24 horas, 7 dias por semana. Além disso, já realiza importação/exportação de diversos tipos de carga de projeto, como pás eólicas, caminhões fora de estrada e cargas de O&G (risers, bobinas, árvores de natal para operações subsea, condensadores e turbinas).

Com acesso às principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos, carga geral e de projetos, atualmente o T-MULT já realiza operações integradas (Porto/Armazenagem/Transporte) de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em 2018, o door-to-door foi responsável por 42% do volume movimentado pelo Terminal.

Além das soluções door-to-door, o T-MULT também realiza operações multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do porto. Além desse, estão sendo desenvolvidos mais três terminais integradores em Três Rios, Vitória e Região Metropolitana de BH.

Desde o início de suas operações até o final de 2018, o Terminal Multicargas apresentou crescimento de 96% no volume movimentado. O portfólio de produtos e clientes também cresceu significativamente. Em 2018, por exemplo, foram operados 7 tipos de produtos diferentes para um total de 15 clientes, o dobro do atendido em 2017. Além disso, o T-MULT também atingiu recorde de eficiência de descarregamento de cerca de 22 mil toneladas/dia.

 

 

Fonte: Bárbara Bortolin e Fernanda Corrêa