GNV Sindcomb Notícias/AutoPapo 12 dezembro 2019

Toyota oferece Etios GNV com garantia de fábrica

Proprietário pode retirar veículo da concessionária já com o GNV instalado ou levá-lo a uma autorizada para fazer o serviço sem perder a garantia

A Toyota está oferecendo, a partir desta terça-feira (10/12/2019), um kit de gás natural certificado pela marca. Assim, é possível adquirir um Etios GNV, na configuração sedã, com serviço e cobertura oficiais.

 

toyota etios 2020 seda sedan dianteira frente Dono pode retirar Etios GNV da concessionária já com o kit instalado ou levá-lo a uma autorizada para fazer o serviço sem perder a garantia.

 

 

O sistema é da marca Landirenzo, que tem 65 anos de experiência na área, segundo a Toyota. O serviço é oferecido apenas para a linha 2020 do sedã.

O Etios GNV pode receber a instalação do kit diretamente na concessionária, quando ainda é novo. Assim, ele já chega às mãos do dono pronto para o gás. Para tanto, é necessário pagar pelo frete de plataforma entre concessionária e oficina.

Também é possível levar o modelo para fazer a instalação posteriormente, em oficinas autorizadas da Landirenzo. Nessa situação, o proprietário deve fazê-lo no prazo máximo de 30 dias após a compra ou 5 mil quilômetros rodados.

Fazendo a instalação diretamente com a Toyota, o dono do Etios GNV consegue manter a garantia original do veículo, enquanto o kit em si tem garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados.

Além disso, a marca japonesa fez alguns ajustes no veículo buscando evitar que a instalação modifique suas características e performance. Elas incluem a calibração do módulo de injeção; desenvolvimento de suportes dos componentes (cilindro, central eletrônica, flauta e válvula de abastecimento/filtro) específicos para mais resistência e durabilidade; revisão no layout das mangueiras; e tubulação e chicotes do sistema GNV, reduzindo a chance de interferências e riscos de incêndio.

Kit escolhido o para Etios GNV

O kit escolhido pela Toyota foi o sistema de 5ª geração da Landirenzo, composto por 11 componentes:

  • Injetores
  • Suporte de cilindro
  • Chave comutadora
  • Dois cilindros de 7,5 m³
  • Central eletrônica
  • Manômetro
  • Sensor de temperatura de água
  • Redutor de pressão
  • Válvula de abastecimento
  • Filtro de gás
  • Sensor GNV

O preço sugerido para a aquisição do dispositivo de Gás Veicular Natural é de R$ 5.360, podendo variar de acordo com o valor de instalação na oficina autorizada. Nesta primeira fase, somente as concessionárias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro poderão oferecer a instalação do kit GNV nas oficinas certificadas.

A partir de março de 2020, o Etios GNV estará disponível em todas concessionárias da região Nordeste e Sul e, a partir de junho do ano que vem, será distribuído por todo o Brasil.