Produção Gerência de Imprensa Petrobras 16 novembro 2020

Petrobras inicia venda de ativos de E&P na Bacia de Campos

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser) referente à venda de 50% de sua participação nas concessões de Marlim, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul, denominadas em conjunto como Polo Marlim, localizadas em águas profundas na Bacia de Campos. A Petrobras se manterá como operadora dos campos.

De acordo com o gerente executivo de Águas Profundas, Carlos José Travassos, esta iniciativa está longe de ser um movimento de saída da Petrobras da Bacia de Campos. Como exemplo cita o próprio projeto de revitalização de Marlim que aumenta muito a resiliência desse ativo. Esse é um requisito fundamental para a continuidade de nossas operações em cenários mais desafiadores. Ele é só uma parte do plano de renovação já em andamento para a Bacia de Campos, que abrange a campanha exploratória dos 14 blocos adquiridos entre 2017 e 2019 e ocupam uma área praticamente com a extensão de uma nova Bacia de Campos, afirma Travassos.

A revitalização de Marlim abrange também a interligação de mais de 100 poços aos sistemas já em operação, projetos de desenvolvimento complementar, novos sistemas de produção com a instalação de três novos FPSOs, a reorganização das malhas de escoamento, a recuperação de integridade de unidades existentes. O estabelecimento de uma parceria em Marlim permite o compartilhamento de custos e riscos e claro de oportunidades. Esse movimento reforça a geração de caixa, importante não só para a redução da nossa dívida, mas garante os investimentos previstos no plano de renovação da Bacia de Campos, conclui o gerente executivo de Águas Profundas. 

Sobre o Polo Marlim

O Polo Marlim compreende 4 concessões de produção localizadas na Bacia de Campos.  A Petrobras é a operadora dos campos com 100% de participação.

Os campos de Marlim e Voador ocupam uma área de 339,3 km2 e estão localizados em águas profundas, com lâmina d’água que varia entre 400 m e 1.050 m, a uma distância de cerca de 150 km de Macaé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Marlim e Voador compartilham a infraestrutura de produção e, entre janeiro e outubro de 2020, produziram em média cerca de 68,9 mil barris de óleo por dia e 934 mil m3/dia de gás.

O campo de Marlim Leste está situado a leste do campo de Marlim, a uma distância de cerca de 107 km do Cabo de São Tomé, localizado em águas profundas e ultra profundas, com lâmina d'água que varia de 780 m a 2.000 m. De janeiro a outubro de 2020, Marlim Leste produziu, em média, 38,5 mil barris de óleo por dia e 615 mil m3/dia de gás.

O campo de Marlim Sul, está situado ao sul dos campos de Marlim e Marlim Leste, a uma distância de cerca de 90 km do litoral norte do Rio de Janeiro, localizado  em águas profundas e ultra profundas, em lâmina d'água que varia de 800 a 2.500 m e produziu em média, de janeiro a outubro de 2020, cerca de 109,6 mil barris de óleo por dia e 2.062 mil m3/dia de gás.

O teaser, que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras: https://investidorpetrobras.com.br/pt/resultados-e-comunicados/teasers.

As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

A presente divulgação está de acordo com as normas internas da Petrobras e com o procedimento especial de cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, previsto no Decreto 9.355/2018.