Cogeração Andre G. Luz e Elizabeth Low 01 maio 2021

New Fortress Energy e Hydro firmam acordo para gás natural à Alunorte

A New Fortress Energy e a produtora de alumínio Hydro firmaram memorando de entendimento para fornecimento de gás natural à refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena (PA).

Segundo as empresas, o acordo prevê entrega anual pela New Energy Fortress de uma quantidade mínima, não divulgada, de gás natural liquefeito (GNL) à Alunorte por um período de 15 anos.

O início de fornecimento está previsto para 2022, quando a implantação do terminal de GNL em Barcarena estará concluída. A negociação ainda está sujeita ao fechamento de parcerias comerciais e à conclusão da documentação.

De acordo com as empresas, o objetivo é a substituição do óleo combustível pelo gás natural como fonte de energia. Os valores do negócio não são conhecidos.

A Hydro está convertendo o processo de calcinação e parte da geração de vapor da Alunorte para o novo combustível.

A refinaria será uma importante consumidora de gás no Pará, o que viabiliza a instalação de GNL no estado. A redução de emissões está estimada entre 20% e 30% com o uso do GNL.

Antes da aquisição pela New Energy Fortress, a Golar Power vinha negociando de GNL para a Alunorte. A Golar havia vencido no ano passado o leilão de energia nova A-6, para instalação de uma termelétrica em Barcarena, em fase de construção. Em janeiro,  a New Energy Fortress anunciou a compra de ativos da Golar Power.

 

Fonte: EnergiaHoje (21//04/2021)