GNV Sindcomb Notícias/A Tarde/Portal dos Municípios 19 maio 2021

Primeiro posto do NE com abastecimento de GNV será inaugurado em Conquista

O primeiro posto da região Nordeste com abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV), oriundo do Gás Natural Liquefeito (GNL), será inaugurado nesta quarta-feira, 19/05/2021, no município de Vitória da Conquista (distante 509 km de Salvador). Segundo o superintendente de Gás e Energia da Petrobahia, Clécio Santana, a tecnologia foi desenvolvida para que cidades que não possuem gasoduto possam receber o GNV.

O transporte é realizado por meio da rodovia - conhecido como 'gasoduto virtual', onde trafegará o Gás Natural no estado Líquido – GNL até chegar ao posto, iniciando a regaseificação do produto, através de processo ecologicamente correto e de baixo consumo energético, informou Santana, por meio de nota divulgada pela assessoria.

Com o GNL, as distâncias para atendimento do cliente final partindo do polo supridor do Gás Natural passam a ser ampliadas de um raio de 200 quilômetros para até 1.000 quilômetros, alcançando assim todos os municípios da Bahia, até os mais distantes, completou o superintendente, ainda conforme comunicado.

Logo, no posto da Rede São Jorge, do município, que recebeu a instalação de uma uma mini planta de regaseificação, vai ser possível abastecer veículos com o GNV, que é mais econômico que a gasolina. Além disso, garante baixo nível de emissão de CO2, dióxido de carbono.