GNL Sindcomb Notícias/Abegás/Energia Hoje 27 julho 2021

EPE publica Plano Indicativo de Terminais de GNL

A EPE publicou a primeira edição do Plano Indicativo de Terminais de GNL (Piter), uma ferramenta de planejamento para o setor de gás natural brasileiro.

O estudo introduz uma série de avanços para esta indústria e apresenta oportunidades de investimentos em terminais de GNL no país.

O plano traz informações e análises técnico-econômicas sobre cada alternativa estudada de projeto de terminal de GNL que poderão ser implementados, mostrando as principais vantagens competitivas destas infraestruturas, baseadas no estabelecimento de novas ofertas de gás flexível para locais com potencial de demanda.

Nesta primeira edição do Piter foram estudados quatro projetos de terminais de regaseificação de GNL, totalizando uma capacidade de regaseificação de 56 milhões de m³/dia. No total, a soma dos investimentos referentes a todos os projetos analisados é de R$ 1,1 bilhão.

Por fim, a pesquisa também apresenta uma estimativa das tarifas de regaseificação em função do nível de utilização dos terminais, além de atualizações acerca do andamento dos principais projetos de terminais de GNL no Brasil.