Cogeração Sindcomb Notícias/terra.com 31 julho 2021

Setor de gás teme concentração após venda da Gaspetro à Compass e prepara ações contra o negócio

A Gaspetro, controlada pela Petrobras, detém participação em 19 das 27 distribuidoras de gás natural no País; a aquisição é vista com ressalvas por empresas do setor, que temem transferência de monopólio da estatal para outra companhia

Após o anúncio feito pela Petrobras sobre a assinatura do contrato de venda da Gaspetro para a Compass, companhia do Grupo Cosan, as manifestações contrárias ao negócio já começam a aparecer. A Petrobras, que detém 51% do capital da Gaspetro, anunciou recentemente um acordo de venda de sua participação para a Compass em um negócio de R$ 2,03 bilhões.

Na próxima semana, a Sobek, que desenvolve e viabiliza projetos de geração elétrica distribuída ao mercado de baixa tensão, e uma das participantes da licitação para aquisição da companhia de gás, entregará um segundo requerimento à Petrobras pedindo esclarecimentos sobre o processo. O primeiro foi encaminhado antes do anúncio do resultado. Caso seja ignorada, vai levar a discussão para a Justiça. A diretoria de relações com investidores da Sobek afirma que a medida judicial já está praticamente pronta, mas prefere uma solução extrajudicial.