GNV Sindcomb Notícias/Click Petróleo e Gás 18 agosto 2021

Gasoduto vindo da Bolívia vai baratear GNV no MT e vender a preços populares para famílias de baixa renda, afirma governador

Após a isenção do IPVA para motoristas de aplicativo que usam GNV, governador do MT afirma que o projeto do Gasoduto da Bolívia poderá baratear o gás e vender para famílias de baixa renda

De acordo com o governador do MT, Mauro Mendes, o projeto de extensão do gasoduto da Bolívia deverá chegar próximo ao Atacadão do bairro Tijucal, em Cuiabá e trará um barateamento do GNV para os moradores da região. Além disso, através da instalação do gasoduto da Bolívia, portas poderão ser abertas para outras possibilidades como, por exemplo, o gás social, para o envasamento de gás de cozinha e venda a preço popular de GNV à famílias de baixa renda.

Governador fala sobre projeto do Gasoduto da Bolívia

De acordo com Mauro, o projeto do gasoduto da Bolívia já está pronto e deverá ir para licitação. Recentemente Mauro afirmou que o governo do MT já contratou o projeto, a empresa já o entregou e já deve estar preparando a fase de licitação para contratar e implantar a rede, não só até o distrito, mas chega até o Atacadão do Tijucal.

Segundo o governador, o que permitirá um GNV mais barato às famílias de baixa renda é a eliminação do processo de fazer regime de compressão e descompressão, que acaba encarecendo ainda mais. Atualmente, o GNV já é muito mais barato do que qualquer outra fonte de combustível.

Governo MT investe R$ 13 milhões em gasoduto

Em março de 2021, o Governo do MT deu ordem à empresa Lima e Torres Engenharia para o começo do projeto do gasoduto no Distrito Industrial de Cuiabá. Ao total, serão investidos cerca de R$ 13 milhões. Além do GNV para famílias de baixa renda, ainda é estudado o barateamento, através do projeto, o gás de cozinha.  

De acordo com Mauro, são estudos que a MT Gás está fazendo, porém ainda não há nada concreto, são apenas possibilidades. O governo do MT, segundo o governador, fechou um contrato de dez anos para o fornecimento de GNV.

A autoridade estabeleceu uma relação comercial que o estado nunca conseguiu fazer, um contrato firme e a partir de agora caminhará para outras possibilidades, mas ainda são estudos que estão sendo desenvolvidos no âmbito da MT Gás.

ALMT aprova isenção de IPVA aos carros de motoristas de aplicativos movidos a GNV

Além da possibilidade barateamento do GNV para famílias de baixa renda, no dia 11 desse mês (11/08/2021), o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, aprovou por unanimidade, o PL de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que autoriza o governador a conceder a isenção de IPVA aos veículos com placas do MT movidos a GNV que pertençam a motoristas de aplicativos ou aos seus cônjuges.

O deputado Wilson Santos ressaltou as vantagens da utilização do gás natural veicular, que além de se tratar de uma fonte de energia limpa, lembrou que na crise econômica atual, no qual o preço do etanol e da gasolina são reajustados a todo momento, a isenção do IPVA aos motoristas de aplicativos que usam o GNV é uma conquista social.