Gasodutos Oil & Gas Journal 15 setembro 2021

Gazprom conclui construção do Nord Stream 2

A PJSC Gazprom concluiu a construção do gasoduto Nord Stream 2, de acordo com o presidente do comitê de gestão, Alexey Miller. O anúncio foi feito apesar das ações judiciais em andamento relacionadas ao fornecimento de gás a ser transportado.

A PJSC Gazprom concluiu a construção do gasoduto Nord Stream, de acordo com o presidente do comitê de gestão, Alexey Miller. O anúncio foi feito apesar das ações judiciais em andamento relacionadas ao fornecimento de gás a ser transportado.

Os regulamentos da União Europeia estipulam que o gás transportado por gasoduto deve ser fornecido por uma empresa que não seja a operadora do gasoduto, cuja aplicação ao Nord Stream 2 foi mais recentemente afirmada pelo tribunal superior da Alemanha ( OGJ Online, 26 de agosto de 2021 ). A decisão do tribunal pode ser apelada, ou a Gazprom poderia concordar em transportar a produção de terceiros através do gasoduto. O regulador alemão também precisa testar e certificar o gasoduto.

O sistema Nord Stream 2 de 55 bilhões de metros cúbicos / ano se assemelha aproximadamente à rota do Nord Stream 1, dobrando a capacidade de transporte entre Ust-Luga, Rússia, e Greifswald, Alemanha, ao longo do fundo do Mar Báltico. Nord Stream 1 está operando desde 2011.

Uniper SE, Wintershall DEA, OMV Group, Engie SA e Royal Dutch Shell PLC são parceiros do projeto Nord Stream 2 da Gazprom.

 

Fonte: Oil & Gas Journal {10/09/2021)