GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Rio Pipeline 2019
(3/9/2019 - 5/9/2019)
Ventro de Convenções Sul América, Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ
IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Horários:
Congresso: 9h às 18h30
Exposição: 12h às 20h

Idiomas:Português e Inglês

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNV - Novidades Tecnológicas
  Autor/Fonte: Janine Ponte, Seinfra RS/Sindcomb Notícias
  Data: 09/05/2012

    Posto de GNV em Canoas inicia projeto pioneiro no país


Uso do gás natural em sistema de geração de energia traz economia e ganho ambiental

Com o objetivo de suprir toda a carga energética do estabelecimento no horário de pico - 18h às 21h -, o Posto Metropolitano, em Canoas, RS, utiliza o gás natural em um sistema de geração de energia elétrica que está operando desde março, com potência de 330 kVA. Com economia de recursos e ganhos ambientais, o projeto é pioneiro no país e dará mais autonomia ao funcionamento do posto, uma vez que o gerador poderá ser acionado a qualquer tempo, caso haja interrupção no abastecimento de energia elétrica por parte da concessionária.

Em 2011, a Sulgás realizou um projeto-piloto com um gerador de 20 kVA no Posto Maxxilub, em Esteio, onde a energia gerada a partir do gás natural era utilizada para manter a iluminação do local. Com o novo modelo de negócio, é possível suprir toda a demanda do estabelecimento nessa faixa horária. "Essa é uma grande vantagem, pois um posto de combustíveis não pode pedir a seus clientes que aguardem até que a energia elétrica volte para serem atendidos", comenta o diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado, a Sulgás, responsável pela distribuição do gás natural no Rio Grande do Sul, Roberto Tejadas.

Benefícios

Enquanto o indicador DIC (Duração de Interrupções por Unidade Consumidora) divulgado pelas concessionárias de energia elétrica em suas contas é de aproximadamente 15 horas por ano, o DIC do gás natural não ultrapassa duas horas anuais. Outro benefício é a redução da conta de luz. Substituir o abastecimento da concessionária no horário de ponta pela energia gerada a partir do gás natural pode representar uma economia acima de 30%. "Sem falar no ganho ambiental para todos, visto o baixíssimo índice de emissões resultante da queima do gás natural", salienta Tejadas.

Segundo Joares Piccinini, proprietário do Posto Metropolitano, no primeiro mês de funcionamento do gerador - fornecido pela Stemac - a redução na conta de energia elétrica foi de R$ 8.700,00. Considerando o consumo de gás natural para abastecer o gerador, a economia no período foi de R$ 6.565,00. Além do posto Metropolitano, pelo menos outros quatro estabelecimentos do g&

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



 

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013