GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Rio Pipeline 2019
(3/9/2019 - 5/9/2019)
Ventro de Convenções Sul América, Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ
IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Horários:
Congresso: 9h às 18h30
Exposição: 12h às 20h

Idiomas:Português e Inglês

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Produção - Novidades Tecnológicas
  Autor/Fonte: Rodrigo Miguez
  Data: 21/06/2012

    CTDUT inaugura laboratório de proteção catódica e revestimento


O Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT) inaugurou em 29/05/12 a sua Unidade Piloto de Proteção Catódica e Revestimentos, que vai se juntar aos seus demais laboratórios em escala real.

 

O novo laboratório foi concebido pela Petrobras, dentro do Programa Tecnológico de Transporte (Protran) e da porcentagem obrigatória de revestimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas exploradoras de petróleo e gás no Brasil. Com o objetivo de atender as necessidades de testes e pesquisas da Transpetro e do Centro de Pesquisas da estatal (Cenpes), o local terá a possibilidade de realizar simulações de situações de campo, permitindo o desenvolvimento de novas práticas e tecnologias para o setor.

 

“O principal objetivo do laboratório é apoiar os projetos de P&D de empresas, universidades e centros de tecnologia de todo o país”, afirmou Raimar van der Bylaardt, presidente do Conselho Executivo do CTDUT. Ele afirmou que o centro de tecnologia firmou parceria com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) na parte de treinamento e certificação de profissionais.

 

O laboratório de proteção catódica do CTDUT estará disponível não só para a Petrobras, mas também para todas as empresas transportadoras, distribuidoras, fornecedoras de serviços e equipamentos na área de proteção catódica, além de companhias que possuam dutos enterrados e no mar, e também universidades.

 

“A integridade dos dutos é nossa prioridade, e a proteção catódica é o que nos faz operar com a máxima segurança” , afirmou Marcelo Rennó, diretor de Gás Natural da Transpetro.

 

Construída e instalada em uma área de aproximadamente 1.400m2, a unidade conta com um tanque de testes com dois metros de diâmetro, dois conjuntos de isolamento elétrico de tubulações dos tipos convencional e monobloco, 24 caixas para avaliação do efeito de proteção catódica sobre revestimentos anticorrosivos, um trilho de trem para simular interferência de ferrovias, entre outros equipamentos.

 

“A inauguração desse laboratório é muito importante para o setor de engenharia da Petrobras, pois vai permitir uma qualificação e aprimoramento cada vez melhor na construção e montagem de dutos de petróleo e gás”, afirmou Paulo Montes, da Petrobras.

 

De acordo com Raimar, o Centro de Tecnologia em Dutos tem projetos de construção de um laboratório de metrologia de líquidos e um laboratório de testes de válvulas. Há também a intenção da instalação de um parque de testes para dutos offshore, com foco em pigs multisize. Atualmente está em construção no CTDUT um óleoduto de testes de 12 polegadas, que deve entrar em operação no início de 2013.

 

Desde 2009, houve 121 inaugurações de centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o Brasil, por isso, a importância da cláusula de P&D da ANP para o setor de óleo e gás, lembrou Elias Ramos, superintendente da ANP. <

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013