GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GD - Artigos
  Autor/Fonte: Sérgio Wesley- NQM Comunicação
  Data: 29/11/2018

    Audi testa o A5 Sportback g-tron com biometano brasileiro


 

Produzido pela Acesa Bioenergia, biometano é obtido a partir do biogás que a GEO Energética gera com a reciclagem de todos os resíduos da cana de açúcar

 

 

A Audi realizou no dia 26/11/2018 mais uma importante etapa dos testes do A5 Sportback g-tron no Brasil. Essa nova etapa foi realizada na planta da GEO Energética em Tamboara-PR, onde o novo membro da família Audi g-tron foi abastecido com biometano produzido pela Acesa Bioenergia, obtido a partir do biogás produzido pela GEO, por meio da reciclagem dos resíduos da cana de açúcar da Coopcana (Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda).

Além de validar o mercado brasileiro para o A5 Sportback g-tron, terceiro modelo da Audi que possibilita a escolha do cliente pelo abastecimento com gás natural (GNV) ou gasolina, o teste com o biometano da Acesa-GEO será um marco para a indústria sucroenergética brasileira. O uso do biometano como substituto do diesel combustível é o passo que falta para completar a economia circular no setor sucroalcooleiro do nosso país, destaca Alessandro Gardemann, diretor da GEO Energética e presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (Abiogás).

 

Empresa 100% brasileira, a GEO Energética iniciou as pesquisas de campo para o desenvolvimento da tecnologia de produção de energia e biogás a partir dos resíduos da cana de açúcar em 2006. Em parceria com a Coopcana para o fornecimento dos resíduos, em 2011 implementou sua primeira planta comercial numa área de dez hectares no noroeste do Paraná, com capacidade instalada para gerar 4 Mws de energia elétrica a partir da reciclagem da vinhaça, torta de filtro e palha.

 

A solução biotecnológica da GEO foi desenvolvida no Centro de Pesquisas GEO Energética (CPG), em Londrina (PR), e foi patenteada em 2009. Trata-se de uma solução única, 100% sustentável. O processo utiliza todos os resíduos agroindustriais para a produção de biogás de alta qualidade e alto teor de pureza. Esse biogás é armazenado e pode ser usado em geradores, para produzir energia elétrica 100% limpa, comercializada no mercado livre, ou ser transformado em biometano para uso como biocombustível em tratores, colheitadeiras, caminhões e ônibus. Os resíduos da produção desse biogás também não geram qualquer impacto ambiental, pois voltam à natureza na forma de dois subprodutos agrícolas: adubo orgânico sólido e fertilizante líquido.

 

A planta foi construída dentro do conceito de sustentabilidade (Planta Verde) e foi certificada pelo GBC (Green Building Council). A unidade abriga a área de armazenamento dos resíduos, biorreatores, reservatórios de biogás e geradores de energia e já está sendo ampliada para gerar 10 MW de energia e produzir biometano.

 

A transformação do biogás em biometano está sendo feita em parceria com a Acesa Bioenergia, que instalou uma planta na unidade da GEO com capacidade para processar 140 Nm3 (normais metros cúbicos) de biogás por hora. Isso representa uma produção diária de 1.800 Nm3 de biometano, volume suficiente para abastecer, pelo menos, 90 veículos por dia. A Acesa Bioenergia atua no mercado desde 2008 e provê soluções completas para produção, compressão, transporte e comercialização de biometano, seja para uso industrial, comercial ou veicular, como Bio-GNV.

 

A purificação do biogás bruto para a produção do biometano é feita pelo método de Adsorção por Variação de Pressão (PSA, na sigla em inglês). É uma tecnologia alemã, líder mundial no setor. O biometano produzido por meio da purificação do biogás é um combustível 100% renovável, equivalente ao Gás Natura

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013