GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Rio Pipeline 2019
(3/9/2019 - 5/9/2019)
Ventro de Convenções Sul América, Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ
IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis
Horários:
Congresso: 9h às 18h30
Exposição: 12h às 20h

Idiomas:Português e Inglês

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Express
  Autor/Fonte:
  Data: 02/08/2019

    Aumento no preço do gás natural para indústria fluminense é constatado pela Firjan


 No rastro do lançamento do Novo Mercado de Gás, o Rio de Janeiro pode sofrer mais uma vez com o aumento do custo da molécula por contrato de fornecimento da Petrobras para a distribuidora. A Firjan critica o reajuste de 3,55% no custo do gás natural, homologado pela Agenersa e válido a partir de 1º de agosto de 2019 para todos os consumidores industriais.

A Firjan encaminhará ofício para ao governo do estado e à Agenersa, solicitando a suspensão do aumento do preço do gás e transparência com a abertura do contrato que rege o preço da molécula do gás natural. Segundo a federação, somente por meio do conhecimento da fórmula que rege os ajustes de preço de gás natural, especificamente da molécula – maior parcela entre produtor e distribuidor -, será possível afirmar os reais motivos do aumento e se há práticas abusivas anticoncorrenciais que mereçam revisão de acordo com as condições do mercado.

Conforme a nota técnica da federação Preço do gás natural e impactos para a indústria fluminense, nos últimos 12 meses (agosto/2018 a julho/2019), enquanto as variações acumuladas do diesel, gasolina e óleo combustível A1, chegaram a apresentar variação negativa de até 2 dígitos percentuais, o gás natural manteve ascensão. E, até julho, já acumulava aumento em torno de 25%. Mais recente, a Petrobras anunciou redução de quase 10% no preço do Gás Liquefeito do Petróleo – GLP.

A Firjan, lembra ainda, que atual discussão no país é de abertura do mercado do gás e a consequente redução do custo do energético, podendo chegar até em 50%, de acordo com o governo federal. Por fim, a federação destaca que o industrial fluminense já é altamente impactado com os reajustes ocorridos no preço do gás natural. Só entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018, este custo teve um aumento de 98% no estado do Rio.

Acesse a íntegra da nota no link https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/preco-do-gas-natural-e-impactos-para-a-industria-fluminense.htm#pubAlign

 

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013