GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNV - Express
  Autor/Fonte: Sindcomb Notícias/Estadão
  Data: 28/01/2020

    Governo quer ônibus a gás em vez de diesel nas metrópoles do Brasil


 O Ministério do Meio Ambiente já discute proposta para trocar por ônibus a gás os modelos a diesel que circulam nas grandes cidades do País. Segundo o ministro Ricardo Salles, o objetivo é melhorar a qualidade do ar

O Ministério do Meio Ambiente quer que as grandes cidades do Brasil utilizem ônibus a gás em vez de modelos a diesel. Em entrevista, o ministro Ricardo Salles afirmou que o objetivo é melhorar a qualidade de ar. De acordo com ele, o projeto, que terá subsídio do governo, deve ser apresentado em abril.

Segundo Salles, a troca pelo gás seria feita em um primeiro momento da execução do plano. Na segunda fase, os ônibus a gás podem substituídos por modelos elétricos. O ministro disse que já está conversando com representantes das montadoras.

O projeto poderá contar com investimentos estrangeiros. De acordo com Salles, o financiamento deverá ter juros próximos a zero . Será tudo subsidiado. Já estamos negociando um recurso internacional para ajudar na substituição de toda a frota, afirma.

Mudanças climáticas na matriz energética

De acordo com Salles, a medida se encaixa nos projetos do governo de combates às mudanças climáticas. Ele afirmou que a Anfavea, associação que reúne as montadoras de veículos do País, está envolvida no projeto. Estamos falando com o pessoal que produz caminhões e ônibus no Brasil. Não adianta fazer muito no longo prazo. Tem de fazer coisas factíveis no curto prazo.

Ele diz que para viabilizar o projeto será preciso definir também o tipo de tecnologia. Tem de ser a tecnologia que se adapte ao Brasil, afirma.

De acordo com Salles, a mudança de matriz energética é uma decisão que cabe ao governo. E isso também dá para fazer na parte dos geradores, com os de energia de prédio. Tem muitos a diesel. Você transforma a matriz para gás.

 

 

 

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



 

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013