Geral TN Petróleo/Agência Brasil 18 maio 2020

Petrobras coloca à venda totalidade de sua participação de 51% na Gaspetro

A Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 4 de maio de 2020, iniciou a fase não-vinculante referente à venda da totalidade de sua participação de 51% na Petrobras Gás S.A. (Gaspetro).

Os potenciais compradores habilitados para essa fase recebem um memorando descritivo contendo informações mais detalhadas sobre a companhia em questão, além de instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.

As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

A presente divulgação está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da Petrobras e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.

Essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando a maximização de valor para os seus acionistas. 

A Gaspetro é uma holding com participação societária em diversas companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. Em 2019, o volume total de gás distribuído foi de 29 milhões m3/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, através de uma rede de distribuição de mais de 10 mil km de gasodutos.

 

Seu quadro societário é formado pela Petrobras, com 51% das ações, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda., que detém os 49% restantes das ações.