Distribuição Sindcomb Notícias/Valor Investe 21 maio 2020

Distribuidoras de gás veem queda profunda de consumo no trimestre

 

Dados da Abegás apontam redução de até 40% na demanda do insumo e aumento na inadimplência de clientes

As distribuidoras de gás natural do país preveem um impacto profundo da crise causada pela pandemia de covid-19 no mercado no segundo trimestre.


Dados preliminares do setor indicam uma queda de 35% a 40% no consumo de gás para as indústrias e uma retração de cerca de 60% para o setor comercial nos meses de abril e maio, em relação a igual período de 2019.


O mercado de gás natural veicular (GNV) também está experimentando um recuo da ordem de 40%, na mesma comparação, em linha com a redução das vendas dos combustíveis líquidos.


Com as medidas de isolamento social se intensificando, já vemos isso em alguns estados, a tendência é que esses volumes caiam ainda mais, disse o diretor de Estratégia e Mercado da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça. Abril, maio e junho serão impactados pelo efeito coronavírus.


Os dados oficiais relativos ao primeiro trimestre, informados com exclusividade ao Valor, ainda não demonstram o efeito completo da crise.


 

Fonte: Abegás